Cultura do Senado
Aquedutos Romanos
Aquedutos são galerias subterrâneas ou expostas à superfície que servem para conduzir água. Os mais antigos que se tem conhecimento eram baseados em uma superfície livre com pequena inclinação para favorecer ao escoamento da água. Quase todas as civilizações da antiguidade construíram seus aquedutos, mas foi com os romanos que houve um grande desenvolvimento dos aquedutos. O seu sistema de abastecimento envolvia 11 aquedutos e o maior deles possuía 90 Km de extensão. Os Romanos deixaram-nos volumosas estruturas que tinham a função de conduzir a água pelas cidades. Existem fontes que confirmam que os romanos conheciam o sistema de transporte de água por canalização subterrânea e o de aquedutos em arcos suspensos que fora aprendido com os etruscos. A estrutura era construída em formas de arcos capazes de aguentar o peso.

Os Banhos Romanos
Foi nesta época que se vulgarizaram as termas romanas. Estas eram a "praça" por excelência da cidade romana, ponto de encontro dos cidadãos, onde estes discutiam as suas ideias, a vida política e intelectual da sociedade romana. Embora não tenham sido uma invenção dos romanos, pois as termas já existiam em civilizações mais antigas, foi com este povo que elas mais se desenvolveram. As mais conhecidas e melhor preservadas são as de Caracala, em Roma, e as de Diocleciano, também nesta cidade, e através das ruínas das primeiras podemos ter uma ideia da complexa planta que tinha esta estrutura.

Gladiadores
Em Roma, a luta dos gladiadores fez muito sucesso, era atividade muito atrativa para o grande público. Combatentes se enfrentavam na arena e a luta só terminava quando um deles morria, ficava desarmado ou sem poder combater. Havia um responsável por presidir a luta que determinava se o derrotado deveria morrer ou não, e o povo influenciava muito nessa decisão. Normalmente a manifestação popular era expressa apontando a mão fechada com o polegar para baixo, o que significava que o povo desejava a morte do derrotado. Entretanto nem sempre a morte era desejada e a posição oposta do indicador ou a mão fechada levantada do ar indicava que o derrotado poderia ficar vivo. 
Conimbriga
Conímbriga localiza-se em Coimbra, na freguesia de Condeixa-a-Velha. É amaior cidade romana encontrada em Portugal. Conimbriga teve a sua fundação em 138 a.C. mas foi só na época de Augusto que a cidade teve os seus primeirosedifícios públicos monumentais, como por exemplo o fórum. Depois vieram asTermas, e mais tarde a arquitetura doméstica e as villae. Na década de 79-80d.C. houve a substituição do Fórum e das termas por outras de maior grandeza.As primeiras invasões barbaras dão-se em 260 sendo então construída a muralha.
Conímbriga é uma das poucas cidades romanas que conserva a estrutura das muralhas. Particularmente notável pela planta e pela riqueza dos mosaicos que a pavimentam.
