Cultura da Ágora
Escultura: DISCOBOLO
O Discóbolo é uma estátua do escultor grego Míron, que representa um atleta momentos antes de lançar um disco. É a estátua de desporto em ação mais conhecido do mundo.
A Estátua original foi produzido em bronze por volta de 455 a.C para ser instalado num palácio de Atenas, possivelmente criado para comemorar um atleta vitorioso no antigo pentatlo, mas a obra acabou por se perder ao longo do tempo.
Estilisticamente o Discóbolo ilustra a transição do Estilo Severo para o Estilo Clássico. A descrição anatômica tem um caráter mais naturalista do que a idealização praticada pelos seus antecessores imediatos, e apesar de dinâmica, é mais ou menos confinada dentro do plano frontal, à maneira de um alto-relevo.
A vanguarda da escultura grega logo após Míron se tornou celebrada por dar a verdadeira independência tridimensional à escultura, criando obras igualmente eficientes em todos os ângulos.
Arquitetura: Partenon
Partenon
Tipo - Templo
Estilo Dominante - Clássico
Arquiteto - Ictinos / Calícrates
Inicio da Construção - 447 a.C.
Fim da Construção - 432 a.C.
Atual Proprietário - Governo Grego
Diâmetro - 69,5 m x 30,9 m
Local - Atenas/Grécia
Ceramica: Guerra
"Dionísio no Barco", Exekias c. 550 - 521 a.C. Munique.
Pintada no Período Arcaico, esta cena talvez seja o antigo exemplo em que um objecto (o barco) é representado com realismo e não de maneira estilizada.
"Jovem Cantando e Tocando Cítara", c.490 a.C.
Esta ânfora (vaso com duas alças) é um exemplo do estilo figura vermelha (figura vermelha com fundo negro) sendo do período Clássico